segunda-feira, 10 de novembro de 2008

5 Dicas (básicas) para desenvolvedores

1. Nomear coerentemente as variáveis
Pode parecer o mais batido de todos, mas é um dos menos seguidos; as variáveis temporárias geralmente tem os piores nomes possíveis, pois ou são muito compridos ou então muito genéricos; nomear essas variáveis é uma arte. Vale lembrar que usar as mesmas variáveis temporárias pode melhorar o desempenho, mas deixa o código menos legível, então deve-se analisar o que é melhor em dado caso. Pode-se colocar um indicativo do tipo de variável em linguagens fortemente tipadas, por exemplo, o inteiro ponto poderia ser iPonto, e se fosse um float poderia ser fPonto.

2. Identar o código
A identação de um código pode ser feita com espaços em branco ou com tabs; a grande maioria dos programadores preferem com tabs, portanto tente sempre usá-las. Algumas aplicações transformam todos os seus tabs em espaço em branco, como o Dev-C++; evite usá-las. Uma das grandes vantagens de se usar tabs é que cada programador pode gostar de diferentes níveis de identação, isso é, com mais ou menos espaços, e boa parte das ferramentas de programação permitem você decidir quantos espaços você quer ver no lugar de um TAB, dando mais flexibilidade para a visualização do código. Quanto menos níveis de identação tem um programa, mais ele se torna legível; veja a próxima dica

3. Module o seu código
Uma grande invenção na programação foram as subrotinas, então use-as! Elas servem para muitas coisas, como para a abstração de partes do código irrelevantes para o programador em dado momento. Por exemplo, se o seu programa abre um arquivo para pegar os dados, aplica uma função e retorna um resultado, e o objetivo do programador é modificar a função, pode ser interessante apenas assumir que os dados já foram pegos posteriormente, sem se importar como eles foram pegos; Se for necessário saber o formato em que os dados são retornados, deve-se olhar a documentação da função (que deve existir, olhe a dica 5). Outra grande utilidade das subrotinas é a capacidade de tirar vários níveis de identação, pois na subrotina a identação começa novamente do primeiro nível.

4. Use constantes
Muito importante para a portabilidade e o possível reaproveitamento do código que muitos programadores simplesmente esquecem. Declarar constantes o bastante pode magicamente poupar uma tarde de trabalho e vários ctrl+f em um código. Note que constantes do tipo TRES para o numero 3 são inúteis, já constantes do tipo NUM_THREADS para um programa multithread é muito útil.

5. Comente e documente
Quanto maior/mais complexo for ficando o código, maior deve ser o cuidado com a documentação. Ela ajuda a relembrar como foi programado, a entender o que uma determinada função faz, ou ainda onde se muda algumas constantes do programa. Um exemplo negativo dessa vez: quando não temos uma documentação de como os dados são tratados por certa função, o único modo de descobrir é olhando o código da função, trabalho que pode levar muito tempo e que poderia ser resumido a 5 minutos, lendo um parágrafo de documentação. Acredite, mesmo que seja você quem tenha escrito a função, pode acabar esquecendo como formatou dos dados.

2 comentários:

Soraya Hossain disse...

Muito bom o post!

As dicas podem ser básicas, mas são extremamente úteis e fazem uma grande diferença :)

Te amo! =*

pedro disse...

Eu gosto de usar dois espaços pra identar... acho mais bonito !!

Esqueceu de falar sobre testes!!
Eu agora sou um menino TDD, testo primeiro, desenvolvo depois :D