quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Decepção com Ubuntu 8.10

Nessa semana tive uma grande decepção, que me incentivou a abrir esse blog de uma vez por todas. uso Ubuntu desde a edição 6 (eu acho), e sempre fiquei muito feliz com ele; ele nunca foi a distribuição mais estável, mas como é extremamente simples de configurar e de usar no dia-a-dia eu comecei a usar, até mesmo porque não tinha tempo para instalar outra distro. Eu estava atualmente usando a versão 8.04, e quando saiu a 8.10 resolvi formatar o meu PC e instalar do zero ao invés de atualizar. Ok, tudo tranquilo, a instalação ficou (ainda) mais bonita. So far so good.

Reiniciei o PC e entrei no Ubuntu para começar a configurar ele. Passei a minha home para ele, e então fui verificar os drivers restritos. Para minha surpresa, O Ubuntu reconheceu meu driver de rede wireless atheros e ativou o driver restrito; fiquei impressionado e feliz ao mesmo tempo, faltava apenas o da placa de vídeo. Quando tentei ativar, ele pediu a senha. Digitei, e começou a baixar o driver. Ok, fui fazer outras coisas na minha nova instalação e quando voltei no gerenciador de driver restrito, ele ainda estava em 0%! Fui conferir a Internet e estava conectado, fiz alguns testes e a velocidade da minha Internet estava boa. "Vou entrar em uma rede wireless pra ver se é a rede cabeada" , pensei; só se fosse em sonho. Apesar de ele reconhecer a minha placa de rede e acusar o driver restrito estar funcional, ele não me dava a opção para conectar em uma rede wireless como ele normalmente dava! fucei e não achei como conectar wireless. Com toda a boa vontade e acostumado com Windows da vida, tentei reiniciar o computador pra ver se "pegava no tranco"; infelizmente o mesmo problema continuou. Passei a noite toda em cima e não consegui resolver. Resultado: Fiquei de cara e instalei o Slackware 12.1.

Nenhum comentário: