quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Instalando o Slackware 12.1 no Acer Aspire 5520 - 5912

Como narrado no meu ultimo post, decidi instalar o slackware no meu pc. Dei uma pesquisada na internet e tudo, e como levou algum tempo, eu resolvi blogar para alguém que possa querer instalar (talvez até pelo mesmo motivo :D ). Pois bem, vamos lá:

  • Passo 1: Baixar a imagem do Slackware e bootando

Para comecar precisamos baixar a imagem do slackware, disponível no site http://www.slackware.org/getslack/. A duas opcões para baixar, via torrent ou direto de página. Eu baixei o DVD direto de página, mas você baixa o que/de onde quiser :) Após baixar, é necessário gravar a imagem em um DVD / alguns CDs e usar eles para bootar. Para bootar com o CD não esqueca de setar a ordem de boot no setup caso necessário. Durante o boot ele vai perguntar qual o kernel que você quer usar; como você está usando um computador "moderninho" é só dar enter; logue com o root sem senha e vamos para o próximo passo

  • Passo 2: Particionando o disco

Para particionar o disco pode-se usar o fdisk ou o cfdisk; com o cfdisk é mais facil. Inicie o cfdisk digitando "cfdisk /dev/sdx", onde x corresponde a letra do HD que você quer instalar (tipicamente "a"); o particionador é simples, apesar de não ser gráfico, e acredito que você vai se dar bem com ele :) Vamos precisar de duas particões: Um sistema de arquivos linux e uma particao de swap, idealmente com o dobro da memoria RAM, pois mais seria inutil já que o computador teria entrado em trashing. Não esqueca de setar a particão do linux como bootável; quando terminar, escreva no disco a nova tabela de particões; caso você tenha windows instalado, o particionador irá lhe avisar que o loader do windows não vai conseguir mais bootar, pois a duas particões bootáveis, apenas ignore; caso desista do slackware apenas não se esqueca de dar o boot e deixar apenas sua particao windows com a flag de bootavel (ou reparticionar mais um pouco :)

  • Passo 3: Instalando

Saindo do particionador, digite setup para a instalacao comecar. Se quiser, de uma lida do help, senão entre direto no passo dois, que é a configuracão do teclado; depois disso os passos vao ser feitos automáticamente, então será somente responder as perguntas que forem feitas; o instalador é bem explicativo. Só vai uma dica: escolher full install é uma boa idéia... Uma vez instalado ele vai lhe pedir para reiniciar o computador, então reinicie e vá embora.

  • Passo 4: Comandos Básicos e Internet

Finalmente temos nosso lindo sisteminha instalado :) agora podemos comecar a configurar. A placa de rede será reconhecida automaticamente. agora alguns comandos básicos: startx inicia o modo gráfico, xwmconfig seleciona a interface gráfica que você vai querer usar (se não sabe qual usar, aconcelho comecar com KDE). Você pode usar o comando dhclient para se conectar caso use IP dinamico, ou então "ifconfig eth0 up x.x.x.x" para usar um ip fixo; nesse caso, para acesso a internet você também precisará configurar o seu gateway com o comando "route add default gw x.x.x.x", sendo x.x.x.x o IP do seu modem.

  • Passo 5: Configuracoes
Placa de video: Acesse o site http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us, escolha a placa de video (dica: a série da placa de video 7000M, que é a que tem nesse modelo de Acer, é GeForce 7 series). quando baixar o driver, saia do modo gráfico e vá para o terminal. entre na pasta em que está o driver da placa de video e digite "chmod +x nome-do-arquivo" para tornar ele executável; logo em seguida digite "./nome-do-arquivo" para executar o script de instalacão. Apenas siga o script; ele provavelmente terá que recompilar o kernel, apenas aceite. No final, escolha sobreescrever o arquivo xorg.conf com as novas configuracões. Entre no modo grafico para ver se funcionou; deve aparecer uma splash screen da nVidia.

Mouse com scroll ("rodinha") e Resolução: No modo texto, digite xorgsetup; reponda as perguntas e no final sobreescreva o xorg.conf (dica: escolha a opcao de internacionalizacão (dead keys) para acentuar normalmente depois. Ao iniciar a interface gráfica tudo deve estar certo já.

Modem wireless: Para instalar o modem wireless usaremos um site muito bom, o http://slackbuilds.org/. procure por ndiswrapper, que é um programa que utilizando um driver de windows gera um modulo para o slackware. baixe os dois pacotes, o slackbuild tar.gz e o cdigo fonte. Não precisamos do .asc. pode ser no modo gráfico mesmo, mas precisamos de um terminal; sinta-se a vontade para sair do modo gráfico quando quiser, ou para emular um terminal no modo gráfico. No terminal, na pasta onde baixou os pacotes, digite "tar -xvvf pacote-do-slackbuild.tar.gz"; isso vai criar uma pasta ndiswrapper. digite "cp arquivo-codigo-fonte.tar.gz ndiswrapper/", para copiar o código fonte para dentro da pasta. entre na pasta e use o mesmo comando que usamos na placa de video, o chmod, com a linha "chmod +x ndiswrapper.SlackBuild" para dar permissão de execucão para o arquivo; logo em seguida, execute ele com "./ndiswrapper.SlackBuild". Ele vai compilar o codigo fonte e no final ele vai gerar um arquivo (ele vai lhe informar o nome no terminal) na pasta /tmp; esse arquivo é o pacote compilado do programa. Digite "installpkg /tmp/nomedoarquivo.tgz" para instalar o pacote. pronto, agora você está com o programa que gera o módulo da palca wireless compilado. Pegue o arquivo .inf do driver (que deve estar no CD que veio junto com o notebook, ou então pode pegar na internet). Vá até a pasta dele e escreva "ndiswrapper -i nomedoarquivo.inf". logo em seguida escreva "ndiswrapper -m", "ndiswrapper -ma" e "ndiswrapper -mi". Reinicie o computador para carregar o módulo e utilize o comando iwconfig para verificar se foi bem sucedido.

ACPI: Abra o arquivo /etc/rc.d/rc.modules e descomente as linhas que incluem "/sbin/modprobe ac" , "/sbin/modprobe battery", "/sbin/modprobe thermal" e "/sbin/modprobe processor".

Pronto, as configuracões básicas estão feitas! divirta-se :)

Nenhum comentário: