Mais customizável que o slackware, essa distribuição me cativou bastante; relativamente nova, ela pode assustar um pouco usuários menos experientes, pois após a instalação ela te deixa no terminal; felizmente ela tem um beginners guide oficial muito bom, que recomendo a leitura mesmo para quem não usa, pois muita coisa de linux geral é abordada no meio, e algumas explicações valem para muitas distribuições. Logo começarei a postar aqui muitas dicas para archlinux, assim que eu usar um pouco mais. Agora vou falar apenas um pouco sobre a distribuição...

Archlinux é uma distribuição que visa a simplicidade; essa simplicidade, ao contrário do que pode parecer, significa que ela permite o usuário o moldar seu próprio sistema, sem nada que ele não queira; a instalação básica, por exemplo, não vem com nenhum gerenciador de janelas; você deve escolher o seu próprio, baixar e instalar. Felizmente todo o processo de instalação está muito bem documentado no guia que linkei a pouco, o que facilita muito a vida de iniciantes. Ele possui um gerenciador de pacotes muito bom, o pacman, que resolve dependências e tem muitas opções úteis. Eu nunca achei que poderia atualizar a lista de mirrors, o sistema todo e ainda baixar pacotes com uma unica linha. E o melhor: uma linha extremamente simples! o pacman realmente é um dos pontos altos do archlinux. prova disso é que ele é uma distribuição "rolling release", isso é, ele não tem ¨versões¨, é só atualizar o sistema com uma linha e tudo é atualizado.
Eu acredito que usar o archlinux é uma boa oportunidade de aprender ainda mais sobre linux e criar um sistema com a minha cara ao mesmo tempo.